quarta-feira, 22 de abril de 2009

Entrevista Imperdível - Religioso Espírita - Células Tronco




Tema: Células-Tronco



Entrevista exclusiva feita com o religioso espirita Julio Isao, especialista no assunto.



Entrevistador: O que você entende por células tronco?


Julio: Célula tronco é a definição que damos as células que ainda não tem uma especialidade e possuem capacidade de se adaptarem a qualquer tecido do corpo, para ficar mais claro, vamos dizer que todas as células do corpo humano possuem uma especialização, temos células de pele, de ossos, de rins etc, mas as células tronco ou células mães ainda não se decidiram em qual sistema irão trabalhar, motivo pelo qual elas podem estar se adaptando a qualquer sistema do organismo, neste processo elas se dividem e dão origem a novas células especializadas, exemplo uma célula tronco que é colocada no local de uma célula da pele (sistema epitelial) tem capacidade de gerar novas células epiteliais e assim por diante.
Encontramos uma grande quantidade de células tronco nos primeiros estágios de desenvolvimento fetal (primeiras semanas após a concepção), no cordão umbilical do recém nascido e em pequena quantidade ser já em desenvolvimento.
Existem cientistas que afirmam que somente as células tronco fetais é que tem a total capacidade de adaptação celular, outros por sua vez afirmam que as células encontradas no cordão umbilical possuem as mesmas capacidades. Ainda não temos estudos definitivos que consiga afirmar qual das duas linhas está certa.
Para compreender estas duas linhas, precisamos analisar o que tange ao momento em que se define o início da vida, neste item temos duas correntes: a 1º afirma que a vida começa no momento da fecundação, ou seja, quando o espermatozóide fecunda o óvulo, transformando em zigoto, a 2º linha afirma que a vida começa com a nidação, ou seja, a fixação do ovo (zigoto) fecundado na parede do útero. Esta discussão tem lugar, pois a nidação se dá em geral após o 11º dia da fecundação, se assim compreendermos o início da vida, então não há que se falar em morte do feto para a coleta de células tronco, caso contrário, então afirmamos que é provocado um aborto para a coleta do material celular. Novamente afirmamos que este ponto não está pacificado no entendimento médico e jurídico de nosso País.
Este é outro ponto polêmico da terapia com células tronco, que é levantada principalmente pelas religiões.



Entrevistador: Qual é o seu pensamento sobre elas?



Julio: Pessoalmente acredito que a ciência tem que aprender a manipular estas células para conseguir desenvolver terapias mais efetivas para os problemas humanos, mas vejo nas células retiradas do cordão umbilical a fonte de coleta para abastecer estas pesquisas, sem a necessidade de se fecundar um ovo e suspender o processo de desenvolvimento humano nele. A nossa própria Constituição Federal resguarda os direitos das pessoas deste a “concepção”, e meu lado religioso crê no início da vida no momento da fecundação.A que se observar também, o risco de se reiniciar uma nova onda de eugenia, ou seja, a limpeza para a obtenção de uma raça pura e melhor, o processo evolutivo natural é simples e pratico para este fim.



Entrevistador: Você a aceita? Explique.



Julio: Como disse acima, aceito a terapia com células tronco deste que retiradas do cordão umbilical, caso contrário, estamos aceitando a liberação do aborto.



Entrevistador: Você acha que isto irá dar certo?



Julio: Como todo conhecimento cientifico, existe uma fase de experimentação e pré conhecimento, até que consigamos dominar esta técnica, inevitavelmente cometeremos muitos equívocos, mas as expectativas são grandes e promissoras.



Entrevistador: Você acha que o governo está certo em apoiar?



Julio: Certamente que o governo tem que apoiar e fiscalizar, não podemos deixar que cientistas inescrupulosos manipulem a vida com o intuito apenas de ganhar dinheiro, todo o processo tem que ser direcionado para um fim maior, que é a melhoria de qualidade de vida do cidadão.
Falta-nos ainda, é uma ampla discussão com todos os segmentos da sociedade e do governo, para que o conhecimento seja disseminado e com isso tenhamos melhores condições de auxiliar nesta fase de descoberta.
A fiscalização, a legislação e os mecanismos que o governo dispõe são antiquados e geram um desgaste muito grande, precisamos acompanhar o processo cientifico mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video Semanal: Discussão sobre as pesquisas com células-tronco