sábado, 4 de abril de 2009

Mentira e Verdades - Células Tronco



Verdade: O Zigoto (unicelular) já é um ser humano, já possui em seu código genético todas as informações sobre o futuro ser, desde características físicas ( sexo, cor dos olhos, pele e cabelos ) até aptidões ( dom para música, para pintura, por exemplo). "Não se trata, portanto, de um dogma religioso, mas da aceitação de um fato cientificamente comprovado.(...)O ser humano, desde o ovo até o adulto, passa por diversas fases do desenvolvimento (ontogenia), mas em todas elas trata-se do mesmo indivíduo que, continuamente, se auto-constrói e se auto-organiza

Mentira: O embrião que está congelado há mais de três anos é inviável.

Verdade: Temos aqui no Brasil o caso de uma brasileira vivendo que é resultado de embrião que ficou congelado mais de cinco anos. Nos EUA há vários casos de embriões que ficaram congelados por até mais de doze anos e hoje são pessoas normais e saudáveis.

Mentira: As células-tronco adultas ou umbilicais não podem dar esperança para quem sofre de doenças degenerativas porque nunca poderão gerar neurônios. As pesquisas com células-tronco embrionárias têm sido bem-sucedidas e podem dar esperança a muitos que sofrem.

Verdade: As células-tronco adultas têm tido resultados com testes em seres humanos, para o tratamento de 73 (setenta e três) tipos de males, inclusive distúrbios neurais, como o Mal de Parkinson. Os cientistas têm tido sucesso em "reprogramar" as células-tronco adultas para que se comportem como se fossem embrionárias. As células-tronco embrionárias ainda sequer foram testadas em humanos, pois os testes com animais ocasionaram a formação de tumores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video Semanal: Discussão sobre as pesquisas com células-tronco