quarta-feira, 22 de abril de 2009

Entrevista - Pastora Márcia Francelino - Células Tronco




Tema: Células Tronco



Entrevista feita exclusivamente para o blog Pré Biólogos com a Pastora Márcia Francelino.



Entrevistador: O que você entende por células- tronco?



Pastora: São células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras. Essas células têm ainda a capacidade de se transformar num processo conhecido por diferenciação celular em outros tecidos do corpo como ossos, nervos, músculos, e sangue. Devido a essa característica, as células tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e neuropatias.



Entrevistador:O que você acha da sua utilização?



Pastora: O principal objetivo das pesquisas em células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas citados na questão anterior. Essas células são encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado e no líquido amniótico. Eu acho que se for utilizada em função da saúde e de acordo com o objetivo principal, principalmente a de tecidos já adultos e não embrionários, muitas vidas poderão se salvas com esse processo.



Entrevistador: Você aceita os estudos ? Por quê?



Pastora: Aceito a sua utilização desde que coletadas nas formas descritas anteriormente, ou seja, extraídas das células estaminais adultas que são encontradas nos diversos tecidos como na medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta. Ainda que exista a extração a partir de células embrionárias, mas não tenho muita informação de como isso é feito.



Entrevistador: Você acha que isso vai dar certo? Que ela vai ser a nova cura de várias doenças realmente?



Pastora: Acredito que Deus deu inteligência ao homem para salvar vidas através das ciências, das tecnologias, entre outros.
Portanto cabe ao homem procurar compreender, pesquisar, estudar o corpo físico e buscar cura para doenças a fim de prolongar esse presente que Deus nos deu que é a vida, desde que o faça de uma forma consciente e honesta e com objetivos nobres e altruístas e não com ganância e corrupção, visando fazer o mal, ou buscando interesses inescrupulosos.
Segundo os cientistas é a promessa para a medicina do futuro.



Entrevistador: Você acha que o governo está certo em apoiar?



Pastora: Sim, acho que o papel do governo é apoiar as pesquisas em busca de tratamento para doenças tão terríveis, mas também tem o papel e a obrigação de fiscalizar essas pesquisas para não saírem do objetivo principal e serem usadas com fins escusos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video Semanal: Discussão sobre as pesquisas com células-tronco